Processo Seletivo para Ingresso por Transferência Facultativa

Edital PROEG/UFMT n.o 04/2006

 

A Universidade Federal de Mato Grosso, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, torna público o presente  Edital, contendo as normas, rotinas e procedimentos que regem o Processo Seletivo para ingresso, no ano letivo de 2007, em cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso de estudantes oriundos desta e de outras Instituições de Ensino Superior, na modalidade transferência facultativa, de conformidade com o que estabelece a Resolução CONSEPE N.o 122, de 04 de dezembro de 2006, o Edital PROEG/CAE N.º 37/2006  e a legislação vigente.

 

1 – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Processo Seletivo de que trata este Edital compreenderá duas fases, a saber:

1.1.1. Prova Objetiva, de responsabilidade da Coordenação de Exames Vestibulares da Universidade Federal de Mato Grosso;

1.1.2. Prova Dissertativa, de responsabilidade de cada Colegiado de Curso ofertante de vaga.

1.2. A transferência de que trata este Edital será admitida somente: I) Para alunos regulares da Universidade Federal de Mato Grosso que já concluíram com aproveitamento o primeiro período letivo: a) entre turnos de um mesmo curso; b) para prosseguimento de estudos em cursos afins, existentes no mesmo Campus; c) entre Campi, para prosseguimento de estudos no mesmo curso de origem, ou em cursos afins; II) Para alunos de cursos regulares de graduação plena de outras Instituições de Ensino Superior  que já tenham concluído com aproveitamento o primeiro período letivo para prosseguimento de estudos no mesmo curso, ou em cursos afins.

1.2.1. Os cursos ofertantes de vagas com os respectivos cursos afins constam do Anexo I deste Edital.

1.3. Toda menção a horário neste Edital terá como referência o horário oficial de Mato Grosso.

   

2 – DOS CURSOS E VAGAS

Os cursos com as respectivas vagas ofertadas constam do Edital PROEG/CAE N.º 37/2006. 

 

3 – DAS INSCRIÇÕES

3.1. Serão aceitas inscrições somente via Internet, no endereço eletrônico www.cev.ufmt.br/vestibular, no período compreendido entre 08:00 horas do dia 08 de janeiro de 2007 e 24:00 horas do dia 21 de janeiro de 2007.

3.2. Ao preencher o Requerimento de Inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, vedadas alterações posteriores, sob pena de não ter sua inscrição aceita no Processo Seletivo, marcar em campo apropriado do Requerimento o nome do curso pretendido, com o respectivo turno de funcionamento e o Campus de oferta do curso, de acordo com a relação de cursos e vagas publicada no Edital PROEG/CAE N.º 37/2006 

3.2.1. O candidato deverá optar por apenas um curso/turno de funcionamento/Campus de oferta.

3.3. Em caso de dois ou mais Requerimento de Inscrição de um mesmo candidato, será considerada a inscrição com data mais recente. Os demais serão cancelados automaticamente.

3.4. A Prova Objetiva será aplicada nas cidades de Cuiabá, Pontal do Araguaia e Rondonópolis. O candidato deverá indicar em campo apropriado do Requerimento de Inscrição a cidade onde realizará a prova, devendo ser alocado na cidade de oferta do curso pretendido, se não o fizer devidamente.

3.4.1. Em havendo necessidade, o candidato que indicar Pontal do Araguaia como cidade de realização da Prova Objetiva poderá ser alocado na cidade de Barra do Garças, ficando tal decisão a critério da Coordenação de Exames Vestibulares da UFMT.

3.5. As informações prestadas no Requerimento de Inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do direito de excluí-lo do Processo Seletivo se o preenchimento for feito com dados incorretos, incompletos, bem como se constatado posteriormente serem inverídicas as referidas informações.

3.6. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00 (cinqüenta reais). Esse valor destina-se a cobrir despesas referentes à Primeira Fase do Processo Seletivo.

3.6.1. Não haverá isenção total ou parcial do pagamento da taxa de inscrição.

3.6.2. Antes de efetuar a inscrição e/ou o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento do disposto neste Edital, em seus Anexos e no Edital PROEG/CAE N.º 37/2006  e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.

3.6.3. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição somente será devolvido em caso de cancelamento do certame pela Universidade Federal de Mato Grosso.

3.6.4. Não será permitida a transferência do valor pago como taxa de inscrição para outra pessoa, assim como a transferência da inscrição para pessoa diferente daquela que a realizou.

3.6.5. O pagamento do valor da taxa de inscrição deverá ser feito por meio de boleto bancário, obtido no endereço eletrônico www.cev.ufmt.br/vestibular, pagável em qualquer agência bancária ou através de qualquer Internet banking. O pagamento deverá ser feito após a geração e a impressão do boleto bancário (opção disponível após o preenchimento e envio do Requerimento de Inscrição). O boleto bancário a ser utilizado para efetuar o pagamento da taxa de inscrição deverá ser aquele correspondente ao Requerimento de Inscrição enviado.

3.6.6. Não será admitido pagamento efetuado por simples transferência de conta para conta.

3.6.7. O pagamento do valor da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 22 de janeiro de 2007, observado o horário normal de funcionamento bancário. A solicitação de inscrição estará efetivada somente após o pagamento do boleto bancário correspondente e a devida confirmação da rede bancária.

3.7. A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso não se responsabilizará por pedido de inscrição não recebido por fatores de ordem técnica que prejudiquem os computadores ou que impossibilitem a transferência dos dados, por falhas ou por congestionamento das linhas de comunicação.

3.8. Orientações e procedimentos a serem seguidos para realização de inscrição estarão disponíveis no endereço eletrônico www.cev.ufmt.br/vestibular.

3.9. A inscrição do candidato implicará o seu conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, seus Anexos e no Edital PROEG/CAE N.º 37/2006 , das quais não poderá alegar desconhecimento.

3.10. Não será aceita inscrição via fax, via correio eletrônico, via postal ou fora do prazo, nem inscrição condicional.

 

4. DO INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÃO

4.1. É indeferida a inscrição:

a)        efetuada fora do período fixado no subitem 3.1 deste Edital, ou

b)        cujo pagamento não tenha sido confirmado pela rede bancária, ou

c)        cujo Requerimento de Inscrição esteja preenchido de forma incompleta, incorreta ou ilegível, ou

d)        em desacordo com qualquer requisito deste Edital.

4.2. A partir do dia 26 de janeiro de 2007 será divulgada a relação das Inscrições Indeferidas no Processo Seletivo de que trata este Edital, no endereço eletrônico www.cev.ufmt.br/vestibular. Essas informações também estarão disponíveis na Universidade Federal de Mato Grosso - Coordenação de Exames Vestibulares - Campus Universitário de Cuiabá – Av. Fernando Corrêa da Costa s/n.º – Coxipó – Cuiabá – MT. Caberá recurso contra indeferimento de inscrição, de conformidade com o que estabelece o item 8 deste Edital.

 

 

5. DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

5.1. A relação dos candidatos inscritos, contendo nome, número do documento de identidade e data de nascimento do candidato, nome do curso pretendido, com o respectivo turno de funcionamento e o Campus de oferta do curso, bem como informações referentes à data e ao local de realização da Prova Objetiva (nome do estabelecimento, endereço e sala), estarão disponíveis, a partir do dia 02 de fevereiro de 2007, na Internet, no endereço eletrônico www.cev.ufmt.br/vestibular, e ainda na Universidade Federal de Mato Grosso - Coordenação de Exames Vestibulares - Campus Universitário de Cuiabá – Av. Fernando Corrêa da Costa s/n.º - Cuiabá – MT.

5.2. Caso o candidato constate que o curso/turno de funcionamento/Campus de oferta pretendidos e/ou a cidade onde realizará a Prova Objetiva divulgados na confirmação da inscrição diferem daqueles informados no Requerimento de Inscrição, ou que a sua inscrição não tenha sido consolidada, deverá entrar em contato com a Central de Atendimento da Coordenação de Exames Vestibulares da Universidade Federal de Mato Grosso, pelos telefones (65) 615-8000 / 615-8152 / 628-1290, no horário de 08:00h às 11:00h, e de 14:00h às 17:00h impreterivelmente até o dia 08 de fevereiro de 2007.

5.3. Em caso de reclamação de divergência de informação referente ao curso/turno de funcionamento/ Campus de oferta e/ou cidade de realização da Prova Objetiva, será verificada a informação no Requerimento de Inscrição e, somente se constatado erro de transcrição, o mesmo será corrigido.

5.4. Erros referentes a nome, documento de identidade ou data de nascimento, deverão ser comunicados apenas no dia de realização da Prova Objetiva, na sala de prova, para o fiscal de sala.

5.5. É de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção de todas as informações divulgadas quando da confirmação das inscrições.

 

 

 

 

6. DOS DOCUMENTOS PARA IDENTIFICAÇÃO

6.1. Para prestar as provas do Processo Seletivo de que trata este Edital, o candidato deverá apresentar, obrigatoriamente, original de documento oficial de identidade. Não será aceita cópia, ainda que autenticada, bem como protocolo de documento.

6.2. Para fins deste Processo Seletivo, serão considerados documentos de identidade: carteiras ou cédulas de identidade expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Polícias Militares, pelos Corpos de Bombeiros Militares e pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público e Magistratura; carteiras expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valem como identidade; carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo, com foto); Carteira de Trabalho e Previdência Social.

6.3. Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato e de sua assinatura.

6.4. O candidato que não apresentar original de documento oficial de identidade não realizará as provas deste Processo Seletivo, exceto no caso de apresentação de registro de ocorrência policial (Boletim de Ocorrência), confirmando perda, furto ou roubo de seus documentos.

6.5. O Boletim de Ocorrência, para fins deste Processo Seletivo, só terá validade se emitido há menos de 30 (trinta) dias da data de realização do evento.

6.6. O candidato que apresentar Boletim de Ocorrência, conforme estabelecido nos subitens 6.4 e 6.5, ou que apresentar original de documento oficial de identidade que gere dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados e de assinaturas em formulário próprio, coleta de impressão digital, e fará as provas em caráter condicional.  

 

7. DAS FASES E PROVAS

 

7.1. Primeira Fase – Prova Objetiva

7.1.1. A Prova Objetiva será aplicada no dia 11 de fevereiro de 2007, nas cidades de Cuiabá, Pontal do Araguaia e Rondonópolis, observado o que estabelece o subitem 3.4.1 deste Edital. O candidato deverá apresentar-se no local para o qual foi designado às 07:30h, munido de caneta esferográfica de tinta preta não porosa e do original de documento oficial de identidade. Os portões dos estabelecimentos de aplicação da prova serão fechados, impreterivelmente, às 08:00h, não sendo permitido ingresso de candidato ao local de realização da prova após esse horário.

7.1.2. A duração da Prova Objetiva será de 4 h (quatro horas), das 08:00 às 12:00 horas.

7.1.3. A Prova Objetiva será composta de questões do tipo múltipla escolha. Cada questão conterá cinco alternativas e somente uma a responderá acertadamente. O total de questões, as matérias, a distribuição das questões por matéria, o valor de cada questão e a pontuação máxima da Prova Objetiva estão apresentados no quadro a seguir.

 

Total de Questões da Prova Objetiva

Matérias

Número de questões por Matéria

Valor de cada Questão

Pontuação

Máxima

60

Língua Portuguesa

30

1 ponto

60 pontos

Matemática

30

 

7.1.4. A Prova Objetiva abrangerá conteúdos programáticos constantes do Anexo II deste Edital.

7.1.5. O candidato deverá transcrever, utilizando caneta esferográfica de tinta preta não porosa, as respostas das questões da Prova Objetiva para a Folha de Respostas, que será o único documento válido para correção eletrônica. Não haverá substituição da Folha de Respostas por erro do candidato. O preenchimento da Folha de Respostas será de inteira responsabilidade do candidato que deverá proceder em conformidade com as instruções contidas neste Edital, no Caderno de Prova e na própria Folha de Respostas.

7.1.6. Cada questão assinalada acertadamente na Folha de Respostas, de acordo com o Gabarito Oficial da Coordenação de Exames Vestibulares, valerá 1 (um) ponto. À questão cuja marcação na Folha de Respostas estiver em desacordo com o Gabarito Oficial, contiver emenda e/ou rasura ou, ainda, apresentar mais de uma ou nenhuma resposta assinalada será atribuído valor 0 (zero).

7.1.7. Deverão prestar a Primeira Fase todos os candidatos regularmente inscritos no Processo Seletivo.

7.1.8. A divulgação do gabarito da Prova Objetiva será feita na Universidade Federal de Mato Grosso - Coordenação de Exames Vestibulares –  Campus Universitário de Cuiabá – Av. Fernando Corrêa da Costa s/n.º – Cuiabá – MT e na Internet, no endereço eletrônico www.cev.ufmt.br/vestibular em até 24 (vinte e quatro) horas após sua aplicação. Caberá recurso contra o gabarito, formulação ou conteúdo de questão da Prova Objetiva, de conformidade com o que estabelece o item 8 deste Edital.

7.1.9. O resultado da Primeira Fase – Prova Objetiva será divulgado a partir de 23 de fevereiro de 2007 na Universidade Federal de Mato Grosso – Coordenação de Exames Vestibulares – Campus Universitário de Cuiabá – Av. Fernando Corrêa da Costa s/n.º – Cuiabá – MT  e na Internet, no endereço eletrônico www.cev.ufmt.br/vestibular. Caberá recurso contra o resultado da Prova Objetiva, de conformidade com o que estabelece o item  8 deste Edital.

7.1.10. Serão selecionados para realizar a Prova Dissertativa somente os candidatos que:

a) Obtiverem pontuação diferente de zero em todas as matérias da Prova Objetiva;

b) forem classificados, segundo a ordem decrescente da pontuação obtida na Prova Objetiva, dentro do limite de 5 (cinco) vezes o número de vagas ofertadas para o curso pretendido.

7.1.10.1. Os candidatos com pontuação igual à do limite referido no subitem anterior, alínea “b”, serão também selecionados para realizar a Prova Dissertativa, não importando o número.

7.1.11. Os candidatos não selecionados de acordo com o que estabelecem os subitens 7.1.10 e 7.1.10.1 estarão eliminados do Processo Seletivo.

 

7.2. Segunda Fase – Prova Dissertativa

7.2.1. Somente os candidatos selecionados em conformidade com os subitens 7.1.10 e 7.1.10.1 deste Edital serão convocados para a Prova Dissertativa.

7.2.1.1. A convocação a que se refere o subitem anterior será feita a partir do dia 02 de março de 2007, por meio de edital complementar, divulgado na Internet, no endereço eletrônico www.cev.ufmt.br/vestibular .

7.2.2. A Segunda Fase será composta de uma prova com 05 (cinco) questões dissertativas envolvendo conhecimentos específicos da área do curso pretendido.

7.2.3. As questões da Prova Dissertativa serão elaboradas com base no conteúdo programático constante do Anexo II deste Edital.

7.2.4. A Prova Dissertativa será corrigida, por Banca Especializada, designada pelo Colegiado de Curso, na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos. Cada questão da Prova valerá 20 (vinte) pontos que serão atribuídos total ou parcialmente em função de a resposta do candidato se apresentar total ou parcialmente correta. À resposta que não atender ao solicitado será atribuído zero.

7.2.5. Para efeito de correção das questões da Prova Dissertativa serão levados em consideração o conhecimento específico do candidato, a coerência, a coesão, a clareza e a objetividade da resposta dada a cada questão, bem como a utilização da norma padrão formal da Língua Portuguesa.

7.2.6. A Segunda Fase será realizada no dia 09 de março de 2007.

7.2.7. O resultado da Segunda Fase – Prova Dissertativa será divulgado a partir de 14 de março de 2007 nos Colegiados de Cursos ofertantes de vagas. Caberá recurso contra o resultado da Prova Dissertativa, de conformidade com o que estabelece o item 8 deste Edital.

7.2.8. Demais informações e regulamentações a respeito da Prova Dissertativa constarão do edital de convocação referido no subitem 7.2.1.1.

 

7.3. No horário reservado às provas, está incluído o tempo destinado ao preenchimento da Folha de Respostas (na Primeira Fase), do Caderno de Respostas (na Segunda Fase) e à coleta de impressão digital dos candidatos.

7.4. Não haverá, sob pretexto algum, segunda chamada de prova. O não comparecimento a qualquer uma das fases,  na data, local e horário estabelecidos pela organização do Processo Seletivo, qualquer que seja a alegação, acarretará eliminação automática do candidato.

7.5. Por motivo de segurança e visando garantir a lisura e a idoneidade do Processo, serão adotados os procedimentos a seguir especificados:

a) não será permitido ao candidato entrar no estabelecimento de aplicação de provas portando arma;

b) o candidato que estiver portando aparelho(s) eletrônico(s) (bip, telefone celular, relógio do tipo "calculadora", walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, etc) deverá, no ato do controle de ingresso à sala de prova, desligar o(s) aparelho(s), acondicioná-lo(s) em envelope apropriado, que deverá ser solicitado pelo candidato ao fiscal e, em seguida, deverá lacrar o envelope na presença do fiscal;

c) após o ingresso à sala de prova, o candidato deverá depositar o envelope lacrado, referido na alínea anterior, sob sua cadeira, não podendo manipulá-lo até o término de sua prova;

d) o lacre do envelope referido na alínea “b” só poderá ser rompido após o candidato ter deixado as dependências do estabelecimento de aplicação de prova (na rua);

e) será vedado ao candidato prestar prova fora do local, data e horário pré-determinados pela organização do Processo Seletivo. Tais informações estarão disponíveis na Internet, no endereço eletrônico www.cev.ufmt.br/vestibular. É de exclusiva responsabilidade do candidato a verificação dessas informações;

f) após ser identificado, nenhum candidato poderá retirar-se da sala de prova sem autorização e acompanhamento da fiscalização;

g) não será permitido sob hipótese alguma, durante a aplicação de prova, o retorno do candidato ao estabelecimento após ter-se ausentado do mesmo, ainda que por questões de saúde;

h) a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação poderá proceder, a qualquer momento, durante o horário de aplicação das provas, à coleta da impressão digital de candidatos;

i) somente após decorridas duas horas do início das provas, o candidato, depois de entregar seu Caderno de Prova e sua Folha de Respostas, na Primeira Fase; seu Caderno de Prova e de Respostas, na Segunda Fase, poderá retirar-se da sala de prova. O candidato que insistir em sair da sala de prova, descumprindo o aqui disposto, deverá assinar Termo de Ocorrência declarando sua desistência do Processo Seletivo, que será lavrado pelo Coordenador do estabelecimento;

j) ao candidato somente será permito levar seu Caderno de Prova faltando 30 minutos para o término da prova.

h) após o término da prova, o candidato deverá, obrigatoriamente, entregar ao fiscal de sala sua Folha de Respostas (Primeira Fase) e seu Caderno de Respostas (Segunda Fase).

7.6. Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que:

a) chegar ao local de prova após o fechamento dos portões;

b) durante a realização de qualquer uma das provas, for surpreendido em comunicação com outro candidato ou pessoa não autorizada;

c) for surpreendido no interior do estabelecimento durante o horário de realização das provas portando arma;

d) for surpreendido no interior do estabelecimento durante o horário de realização das provas: portando, de forma diferente da estabelecida neste Edital, e/ou utilizando aparelho(s) eletrônico(s) (bip, telefone celular, relógio do tipo "calculadora", walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, calculadora, máquina fotográfica, pager, etc); utilizando livros, códigos, impressos ou qualquer outra fonte de consulta;

e) mesmo tendo acondicionado seu telefone celular em envelope apropriado e lacrado, soar a campainha do aparelho durante o horário de realização das provas;

f) fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

g) desrespeitar membro da equipe de fiscalização, assim como o que proceder de forma a perturbar a ordem e a tranqüilidade necessárias à realização das provas;

h) não realizar qualquer uma das provas; ausentar-se da sala de prova sem justificativa ou sem autorização, após ter assinado o Controle de Freqüência, portando ou não a Folha de Respostas da Prova Objetiva ou o Caderno de Respostas  da Prova Dissertativa;

i) não devolver a Folha de Respostas da Prova Objetiva ou o Caderno de Respostas da Prova Dissertativa;

j) deixar de assinar qualquer um dos seguintes documentos: Folha de Respostas da Prova Objetiva, Caderno de Respostas da Prova Dissertativa e Controles de Freqüência;

k) não permitir a coleta de impressão digital em caso de identificação especial;

l) não atender às determinações do presente Edital e dos Cadernos de Provas;

m) quando, mesmo após as provas, for constatado - por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico - ter o candidato se utilizado de processos ilícitos.

7.7. Os membros da equipe de Coordenação / Fiscalização não assumirão a guarda de quaisquer objetos pertencentes aos candidatos.

7.8. A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação não se responsabilizará pelo extravio de quaisquer objetos ou valores portados pelos candidatos durante o Processo Seletivo.

 

8. DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS

8.1. Caberá recurso à Coordenação de Exames Vestibulares da Universidade Federal de Mato Grosso contra:

a) Indeferimento de inscrição;

b) Gabarito, formulação ou conteúdo de questão da Primeira Fase;

c) Resultado da Primeira Fase;

8.1.1 O recurso deverá ser interposto e assinado pelo próprio candidato ou por seu procurador e protocolado na Universidade Federal de Mato Grosso - Coordenação de Exames Vestibulares - Campus Universitário de Cuiabá – Av. Fernando Corrêa da Costa s/n.º - Cuiabá – MT, ou nas Secretarias dos campi de Pontal do Araguaia e  Rondonópolis,  no horário das 08:00h às 11:00h e das 14:00h às 17:00h, no prazo de 2 (dois) dias úteis após a divulgação:

a) da relação das inscrições indeferidas, se recurso contra indeferimento de inscrição;

b) do gabarito da Prova Objetiva, se recurso contra gabarito, formulação ou conteúdo de questão da Prova Objetiva;

c) do resultado da Primeira Fase, se recurso contra esse resultado;

8.1.2. O recurso deverá ser apresentado em formulário específico, disponível nos locais referidos no subitem 8.1.1, ser preenchido de forma legível e conter:

a) nome e número de protocolo / inscrição do candidato bem como indicação do curso/turno/Campus de oferta do curso a que está concorrendo;

b) indicação do número da questão, da resposta marcada pelo candidato e da resposta divulgada no gabarito, quando se tratar de recurso contra gabarito, formulação ou conteúdo de questão da Prova Objetiva;

c)    argumentação lógica e consistente e, quando for o caso, material bibliográfico.

8.1.3. Será indeferido liminarmente o pedido de recurso apresentado fora do prazo, fora de contexto e de forma diferente da estipulada neste Edital.

8.1.4. A Coordenação de Exames Vestibulares da Universidade Federal de Mato Grosso terá prazo de até 2 (dois) dias úteis, a contar do término de cada período destinado à impetração de recursos, para emitir os pareceres sobre os mesmos. O impetrante terá os dois dias úteis subseqüentes à divulgação do resultado da análise dos recursos para tomar conhecimento da decisão.

8.1.5. O acesso aos pareceres, portanto o conhecimento da decisão final pelo requerente, será dado nos mesmos locais e horários referidos no subitem 8.1.1 deste Edital, no prazo determinado no subitem anterior.

8.1.6. Após o julgamento dos recursos interpostos contra gabarito, formulação ou conteúdo de questão da Prova Objetiva, os pontos relativos às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos que fizeram a prova, independentemente de terem recorrido. Se houver alteração de gabarito, por força de impugnações, essa valerá para todos os candidatos e a prova será corrigida de acordo com o novo gabarito. Em hipótese alguma o quantitativo de questões da Prova Objetiva sofrerá alteração.

8.1.7. As alterações de gabarito da Prova Objetiva e das pontuações da Primeira Fase, caso ocorram, serão divulgadas na Universidade Federal de Mato Grosso - Coordenação de Exames Vestibulares  - Campus Universitário de Cuiabá – Av. Fernando Corrêa da Costa s/n.º - Cuiabá – MT, e na Internet, no endereço eletrônico www.cev.ufmt.br/vestibular.

8.1.8. Da decisão final da Coordenação de Exames Vestibulares da Universidade Federal de Mato Grosso não caberá recurso administrativo, não existindo, desta forma, recurso contra resultado de recurso.

8.2. Caberá recurso ao Colegiado de Curso ofertante de vaga contra resultado da Segunda Fase.

8.2.1. O recurso deverá ser interposto e assinado pelo próprio candidato ou por seu procurador e protocolado na Coordenação do Curso, no horário das 08:00h às 11:00h e das 14:00h às 17:00h, no prazo de 2 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado da Segunda Fase.

8.2.2. O recurso deverá ser apresentado de forma legível e conter:

a) nome e número de inscrição do candidato bem como indicação do curso/turno/Campus de oferta do curso a que está concorrendo;

b) indicação do número da questão objeto do recurso;

c) argumentação lógica e consistente e, quando for o caso, material bibliográfico.

8.2.3. O Colegiado de Curso terá prazo de até 3 (três) dias úteis, a contar do término do período destinado à impetração dos recursos, para emitir os pareceres sobre os mesmos. O impetrante terá os 2 (dois) dias úteis subseqüentes à divulgação do resultado da análise dos recursos para tomar conhecimento da decisão.

8.2.4. O acesso aos pareceres, portanto o conhecimento da decisão final pelo requerente, será dado nos mesmos locais e horários referidos no subitem 8.2.1 deste Edital, no prazo determinado no subitem anterior.

 

 

9. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL NO PROCESSO SELETIVO

9.1. A Pontuação Final de cada candidato não eliminado no Processo Seletivo, para fins de classificação final, corresponderá à nota por ele obtida na Prova Dissertativa.

9.2. A classificação final dos candidatos dar-se-á por Campus Universitário e por curso / turno, em rigorosa ordem decrescente da Pontuação Final.

 

9.3. Critérios de Desempate

Em caso de empate entre candidatos, terá preferência, para fins de classificação final, aquele que obtiver a maior pontuação na Prova Objetiva; se persistir o empate, terá preferência o mais idoso.

 

10. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO

10.1. O resultado final deste Processo Seletivo terá validade para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso no ano letivo de 2007, de acordo com calendário estabelecido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE.

10.2. A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação tornará pública a relação dos candidatos classificados no Processo Seletivo de que trata este Edital organizada por Campus / curso / turno de oferta, em ordem alfabética, com menção da classificação e da Pontuação Final, que será afixada nos seguintes locais:

Cuiabá

Campus Universitário de Cuiabá -Av. Fernando Corrêa da Costa s/n Cuiabá MT.

 

Rondonópolis

Campus Universitário de Rondonópolis - Rodovia MT 270, Km 06, Parque Residencial Sagrada Família Rondonópolis MT.

 

Pontal do Araguaia

Campus Universitário do Pontal do Araguaia - Seção de Registro Escolar - Rodovia MT 100, Km 3,5 - Pontal do Araguaia-MT.

10.2.1. A relação referida no subitem anterior, também estará disponível na Internet, no endereço eletrônico www.cev.ufmt.br.

10.3. Os candidatos aprovados neste Processo Seletivo (classificados no limite de vagas) serão convocados, no dia 21 de março de 2007, para apresentar os documentos abaixo relacionados.

I) Transferência de alunos da UFMT

4       de turno/campi para o mesmo curso: Histórico Escolar emitido pelo Coordenação de Administração Escolar;

4       para curso afim: Histórico Escolar emitido pela Coordenação de Administração Escolar, acompanhado dos Programas de disciplinas cursadas que já apresentarem resultados finais.

 

II) Transferência de alunos de outras Instituições

a) Documento que ateste ter condições de integralizar o curso no prazo máximo estabelecido em normas da UFMT;

b) Documento que comprove ser oriundo de curso regular de graduação, conforme normas do Ministério da Educação;

c) Comprovante de regularidade de matrícula junto à Instituição/Curso de origem;

d) Programas de disciplinas e Histórico Escolar que comprovem as disciplinas cursadas com aproveitamento, apresentando resultado final, critérios de avaliação, carga horária e sistema acadêmico do curso.

10.3.1. Os documentos referidos no subitem anterior deverão ser entregues, em forma de processo, no protocolo dos Campi ofertantes de vagas, nos dias 26 e 27 de março de 2007.

10.3.2. O resultado da análise dos processos referidos no subitem anterior será divulgado a partir de 30 de março de 2007 na Internet, no endereço eletrônico www.cev.ufmt.br. Caberá recurso contra esse resultado nos dias 02 e 03 de abril de 2007, devendo ser protocolado na Coordenação do Curso ofertante de vaga.

10.3.3. A não apresentação de qualquer um dos documentos referidos no subitem 10.3, observada a situação I ou II do candidato, na forma e no prazo estabelecidos no subitem 10.3.1, acarretará perda do direito à vaga.

10.3.4. Em casos de perda de direito à vaga, por força do que determina o subitem anterior, serão convocados tantos candidatos classificados quantos necessários ao preenchimento das vagas ofertadas, obedecendo, sempre, à ordem de classificação.

10.3.5. A matrícula do candidato somente será efetivada quando do recebimento pela Coordenação de Administração Escolar da Universidade Federal de Mato Grosso da Guia de Transferência enviada pela Instituição de origem.

10.3.5.1. O prazo para emissão da guia de transferência referida no subitem anterior é de 30 (trinta) dias a contar da data de expedição do Atestado de Vaga pela UFMT/CAE.

 

11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1. A constatação de qualquer tipo de fraude na inscrição, na realização das provas ou nos documentos encaminhados sujeita o candidato à perda da vaga e às penalidades da lei, em qualquer época, mesmo após a matrícula.

11.2. A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso divulgará, sempre que necessário, Editais, Normas Complementares e Avisos Oficiais referentes ao Processo Seletivo. É de responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar tais divulgações.

11.3. A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação poderá publicar edital complementar com normas para o preenchimento das vagas remanescentes deste Processo Seletivo, na modalidade matrícula de portadores de diploma de cursos superiores.

11.4. Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE da Universidade Federal de Mato Grosso.

11.5. Fazem parte deste Edital: Anexo I: Relação dos cursos ofertantes de vagas com os respectivos cursos afins; Anexo II: Conteúdos Programáticos.

 

 

 

Cuiabá-MT, 27 de dezembro de 2006

 

 

 

 Prof.ª Matilde Araki Crudo

 Pró-Reitora de Ensino de Graduação                                                           

Anexo I do Edital PROEG/UFMT n.o 04/2006

 

 

CURSOS OFERTANTES DE VAGAS E RESPECTIVOS CURSOS AFINS

 

 

 

CAMPUS DE CUIABÁ

 

Curso ofertante de vaga

Cursos afins

Ciências Biológicas

Medicina, Nutrição, Enfermagem, Engenharia Sanitária, Educação Física, Agronomia, Engenharia Florestal,  Licenciatura em Ciências, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Ciências Econômicas

(*)

Ciências Sociais

Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Comunicação Social, Direito, Filosofia, Geografia, História, Museologia, Pedagogia, Sociologia, Teologia.

Comunicação Social / Radialismo

Comunicação Social: Habilitações Publicidade e Propaganda, Jornalismo; Relações Públicas.

Direito

Administração, Economia, Ciências Contábeis, Serviço Social, Comunicação Social e História

Engenharia Elétrica

(*)

Física

Física (bacharelado), Física Médica, Química, Agronomia, Metereologia, Arquitetura, Engenharias.

Geologia

Cursos da área de Ciências Exatas e da Terra; Geografia, Agronomia

História

Cursos das áreas de Ciências Humanas e Sociais.

Letras – Português e Literatura da Língua Portuguesa

Cursos das áreas de Ciências Humanas e Sociais.

Letras Português – Espanhol e Literaturas

Letras Português – Francês e Literaturas

Letras Português – Inglês e Literaturas

Medicina Veterinária

Biologia, Zootecnia, Agronomia, Nutrição, Medicina, Enfermagem, Odontologia, Biomedicina e Farmácia.

Música – Licenciatura

Cursos das áreas de Ciências Humanas e Sociais.

Nutrição

Cursos da área da Saúde.

Pedagogia – Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Letras, Geografia, História e Filosofia.

Química – Bacharelado

Cursos da área de Ciências Exatas e de Tecnologia

Serviço Social

Cursos das áreas de ciências Humanas e Sociais: Geografia, História, Ciências Sociais, Filosofia, Direito, Ciências Políticas, Pedagogia, Letras, Psicologia, Administração e Economia.

 

 

CAMPUS DE RONDONÓPOLIS

 

Curso ofertante de vaga

Cursos afins

Ciências Biológicas

Ciências Biológicas, Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Agronomia, Veterinária, Biomedicina, Fisioterapia, Zootecnia, Engenharia Florestal, Farmácia Bioquímica.

Ciências Contábeis

Curso de qualquer área.

Geografia

Agronomia, Biologia, Filosofia, Geologia, História, Turismo, Sociologia, Ecologia.

Informárica – Licenciatura

Cursos da área de Ciências Exatas.

Matemática

Cursos da área de Ciências Exatas e de Tecnologia

Pedagogia

Curso de qualquer área.

Psicologia

Cursos das áreas de Ciências Humanas e de Ciências Sociais

Zootecnica

Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia Agrícola, Ciências Biológicas, Superior Tecnológico de Produção Animal.

 

CAMPUS DO PONTAL DO ARAGUAIA

 

Curso ofertante de vaga

Cursos afins

Farmácia

Ciências Biológicas, Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Química.

Informática – Licenciatura

Matemática, Física, Ciência da Computação, Tecnologia em Processamento de Dados, Engenharias.

Letras: Habilitação Português e Literatura da Língua Portuguesa

Todas as licenciaturas; cursos das áreas de Ciências Humanas e Sociais.


 

Anexo II do Edital PROEG/UFMT n.o 04/2006

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

 


  PRIMEIRA FASE - PROVA OBJETIVA

(para todos os cursos)

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Produção de Leitura

-      Leitura de textos de diferentes gêneros e tipos, de diferentes modalidades, variedades e registro de linguagem

-      Polissemia e intertextualidade

-      Recursos lingüísticos e textuais na construção dos sentidos do texto

2. Análise de Fatos Lingüísticos Constitutivos de um Texto

·       As variações lingüísticas no uso social e suas implicações nos diferentes níveis e aspectos de significação

·       Os vários pontos de vista na análise gramatical:

-        Fonético-fonológico: os fonemas da Língua Portuguesa

-        Morfológico: a palavra e seus elementos mórficos; os processos de formação de palavras; as classes de palavras e suas flexões e usos

-        Sintático: relações entre palavras: concordância, regência e colocação pronominal; relações de sentido no interior do período: coordenação e subordinação

-        Semântico: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, hiperonímia; conotação e denotação; pontuação

3. Análise de Componentes Textuais

-    Coesão

-   Coerência

 

MATEMÁTICA

1. Conjuntos Numéricos

-     Números naturais e inteiros: operações fundamentais, divisibilidade, fatores primos, mínimo múltiplo comum

-     Números racionais: frações, representação decimal dos números racionais, decimais periódicos, operações com números racionais

-     Números reais: correspondência entre números e pontos da reta, noção intuitiva de números reais, ordem, valor absoluto, desigualdades

-     Números complexos: forma algébrica e forma trigonométrica, operações, álgebra dos números complexos

2. Sistemas de Unidades de Medidas

-     Sistema de unidades de comprimento, área, volume, massa, tempo, ângulo e arco

-     Transformação de unidades de medida

3. Noções Elementares de Matemática Financeira

-     Proporcionalidade, regra de três, divisão de grandezas em partes proporcionais, média aritmética, média geométrica

-     Porcentagem

-     Termos importantes de Matemática Financeira: capital, tempo, juros, taxa de juros e  montante

-     Juros simples

-     Juros compostos

4. Polinômios e Equações Polinomiais

-     Expressões algébricas: operações e propriedades operacionais

-     Polinômios e equações polinomiais: propriedades fundamentais e operações com polinômios, dispositivos práticos de divisão, fatoração, pesquisa de raízes, estudo do trinômio do 2.° grau

5. Progressões Aritméticas e Geométricas

-     Seqüências numéricas

-     Progressões aritméticas e geométricas: relações entre os termos de uma progressão, termos intermediários, soma dos termos

-     Aspectos históricos e aplicações das progressões

6. Geometria Analítica

-     Coordenadas Cartesianas; gráficos, tabelas, aspectos históricos do sistema cartesiano

-     Distância entre dois pontos; condições de alinhamento de três pontos

-     Estudo analítico da reta, paralelismo e perpendicularismo de retas

-     Estudo analítico da circunferência, elipse, parábola e hipérbole

7. Funções - Equações - Inequações

-     A idéia de função, variáveis, representações de uma função, domínio e imagem

-     Estudo das funções elementares, função afim, função linear, função quadrática, função modular

-     Função injetora, sobrejetora, bijetora, função inversa, função composta, translação de um gráfico.

-     Equações e inequações de 1° e 2° graus

-     Funções exponencial e logarítmica: teoria dos logaritmos, diferentes tipos de bases, equações e inequações exponenciais e logarítmicas

8. Trigonometria

-     Funções trigonométricas: periodicidade, cálculo dos  valores notáveis, gráficos, funções pares e funções ímpares

-     Identidades trigonométricas fundamentais

-     Adição, subtração, duplicação e bisseção de arcos, transformação de somas em produtos

-     Equações  e inequações trigonométricas simples

-     Teorema dos senos, teorema do cosseno, resolução de triângulos. Aspectos históricos da trigonometria

9. Análise Combinatória - Probabilidade

-     Princípios fundamentais da contagem

-     Cálculo combinatório: arranjos, permutações, combinações

-     Estudo do binômino de Newton

-     Introdução aos fenômenos aleatórios, conceitos de probabilidade, cálculo elementar de probabilidades

10. Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares

-     Matrizes: conceitos, tipos de matrizes, propriedades operacionais

-     Determinantes: conceito, propriedades e cálculos de determinantes

-     Equações lineares, sistemas de equações lineares, resolução de sistemas lineares, regra de Cramer

11. Geometria Plana e Geometria Espacial

-     Figuras geométricas simples: reta, semi-reta, segmentos, ângulos, polígonos, circunferência e círculo, lugares geométricos

-     Congruências de figuras, estudo de triângulo. Teorema de Thales. Teorema de Pitágoras. Aspectos históricos da geometria

-     Áreas de figuras planas: quadrado, retângulo, paralelogramo, triângulo, trapézio, círculo, setor circular

-     As figuras no espaço: posições relativas de retas e planos, ângulos no espaço

-     Volumes e áreas de sólidos: prismas e pirâmides. Os poliedros regulares. Aspectos históricos da geometria espacial

-     Sólidos de revolução: áreas e volumes de cilindro, cone e esfera

12. Noções de Estatística

-     População e amostra

-     Variáveis contínuas e discretas

-     Gráficos

-     Distribuição de freqüências

-     Média, mediana e moda

-     Variância e desvio padrão

 

 

 


   SEGUNDA FASE - PROVA DISSERTATIVA

 

 

 

CAMPUS DE CUIABÁ

 

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

1. Célula: Estrutura e funções dos componentes da célula. 2. Tecidos: Estrutura e funções dos tecidos. 3. Diversidade Biológica: 3.1. Caracteres estruturais e morfofisiológicos dos grupos de seres vivos: Reino Protista: protozoários; Reino Metaphyta: briófitas, pteridófitas; Reino Metazoa: asquelmintos, artrópodos. 4. Ecologia: Interação entre os seres vivos; Desequilíbrios ambientais.

 

CIÊNCIAS ECONÔMICAS (**)

 

CIÊNCIAS SOCIAIS

1. Área de Antropologia: O campo de estudo da Antropologia; o conhecimento de Cultura; o método Etnográfico; Etnocentrismo e Relativismo. 2. Área de Ciência Política: O conceito de Ciência Política; os clássicos da Ciência Política (N. Maquiavel, Thomas Hobbes; John Locke; Jean-Jacques Rousseau; C. L. Montesquieu); Estado e Sociedade Civil; Democracia e Cidadania. 3. Área de Sociologia: Contexto histórico do surgimento de sociologia como Ciência; os clássicos da Sociologia (Auguste Comte; Karl Marx; Emile Durkhein; Max Weber); Positivismo; o Método Materialista Dialético; o Método Compreensivo. 4. Conhecimentos gerais da realidade contemporânea.

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL /  RADIALISMO

1. Teorias da Comunicação.  2. Comunicação e Mídia 3. Interção e interatividade. 4. Interface comunicação e fundamentos de sociologia, antropologia, psicologia e filosofia.

 

DIREITO

1. Ciência política e teoria geral do estado (governo, regime e política, sociedade civil e estado, nação e globalização). 2. Introdução ao Estudo do Direito (direito e ideologia, direito intertemporal, dogmática jurídica). 3. Direito Civil (dos efeitos das obrigações, requisitos e subjetivos do contrato, efeitos dos contratos entre s partes em relação a terceiros, nulidade, anulabilidade e ineficácia dos contratos). 4. Direito Constitucional (direitos e garantias fundamentais, a federação, funções essenciais da justiça). 5. Direito Internacional (organizações públicas internacionais). 6. Direito Penal (do sistema penal, teoria geral do crime, da culpabilidade, dos contra o patrimônio, dos crimes contra a administração pública). 7. Direito Processual Civil (formação, suspensão e extinção do processo; da coisa julgada; da sentença). 8. Direito Processual Penal (inquérito policial, sujeitos do processo penal).  9. Direito Tributário (obrigação tributária, fato gerador, crédito tributário).

 

ENGENHARIA ELÉTRICA (**)

 

FÍSICA - Licenciatura

Mecânica clássica: 1. Leis de Newton; 2. Cinemática e Dinâmica; 3. Conservação de momento e energia; 4. Rotação dos corpos rígidos; 5. Gravitação universal; 6. Ondulatória.

 

GEOLOGIA

1. Dinâmica interna e externa da terra. 2. Aqüíferos do Brasil. 3. Noções gerais sobre geofísica. 4. Noções gerais de Geologia Estrutural. 5. As placas tectônicas e seus limites. 6. Interpretação de mapas geológicos. 7. Conceito, fatores e tipos de metamorfismo. 8. Classe dos silicatos. 9. Caracterização geológica-geotécnica dos terrenos. 10. Rochas ígneas, sedimentares e metamórficas.

 

HISTÓRIA

A ambigüidade do conceito de História: a História, seu paradigmas e os tempos históricos; a história como relação ativa com o passado, a história institucional e os contra-focos da história; o tema da neutralidade axiológica na produção historiográfica - a produção do conhecimento histórico e a objetividade e neutralidade na história; a escrita da história, seus temas e objetos de investigação científica; as recentes produções historiográficas: a história das mentalidades, a história vista de baixo, a micro-história, a história cultural e o debate em torno do renascimento da narrativa histórica.

 

LETRAS -  PORTUGUÊS E LITERATURA DA LÍNGUA PORTUGUESA

1. Produção de Leitura: Leitura de textos de diferentes gêneros e tipos, de diferentes modalidades, variedades e registro de linguagem. 2. Análise de fatos lingüísticos constitutivos de um texto: 2.1. Morfológico: a palavra e seus elementos mórficos; os processos de formação de palavras; as classes de palavras e suas flexões e usos; 2.2. Sintático: relações entre palavras: concordância, regência e colocação pronominal; relações de sentido no interior do período: coordenação e subordinação; 2.3. Semântico: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, hiperonímia; conotação e denotação; pontuação. 3. Produção textual (redação dissertativa)

 

LETRAS  PORTUGUÊS -  ESPANHOL E LITERATURAS

1. Elementos de fonética e da fonologia espanhola; 2. Verbos regulares e irregulares no presente e no pretérito perfeito e imperfeito de indicativo; 3. Perífrases de presente e futuro; 4. Artigos e preposições; 5. Os numerais; 6. Funções comunicativas: Apresentar e apresentar-se; perguntar e responder endereços, identidades; descrever lugares; comparar qualidades e quantidades, expressar opiniões; narrar eventos.

 

LETRAS PORTUGUÊS -  FRANCÊS E LITERATURAS

A prova de língua francesa visa avaliar a capacidade de compreensão e produção de textos escritos e o conhecimento de aspectos fundamentais da estrutura da língua. O conhecimento da estrutura da língua compreende os artigos, pronomes, verbos regulares e irregulares, tempos verbais e adjetivos.

 

LETRAS PORTUGUÊS -  INGLÊS E LITERATURAS

A prova visa avaliar a capacidade de produção de textos escritos de diferentes gêneros (tais como cartas informais, cartões postais, formulários, descrições de pessoas e lugares, pequenas estórias, biografias, etc.) em língua inglesa. Para tanto, serão considerados aspectos que demonstrem a compreensão do tema proposto e do gênero textual em questão bem como a construção dos sentidos no texto considerando o sentido das palavras e expressões no contexto e o uso apropriado de recursos lingüísticos (referência, relações de temporalidade, marcadores, classes de palavras, etc).

MEDICINA VETERINÁRIA

1. Inflamação. 2. Distúrbios do crescimento. 3. Filo Platyhelmintes. 4. Filo Apicomplexa. 5. Filo Arthropoda. 6. Filo Nematelminthes. 7. Anatomofisiologia do trato gastrintestinal dos ruminantes. 8. Microbiologia do rúmen e intestinos dos ruminantes. 9. Digestão e metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos em ruminante.  10. Mecanismos de dissipação de calor em animais domésticos. 11. Comportamento animal frente ao estresse térmico. 12. Conseqüências do estresse térmico na produção animal. 13. Conceitos de Raças, sub-raças, espécies, subespécies e linhagens. 14. Funções zootécnicas. 15. Aptidões Zootécnicas. 16. Determinação de custos. 17. Comercialização agrícola. 18. Fatores que afetam os resultados econômicos de uma empresa rural.

19. Medidas de resultados econômicos.

 

MÚSICA – Licenciatura

1ª etapa (teórico-prático): Conscientização dos elementos musicais (teoria musical); domínio da notação musical; conservação tonal; percepção auditiva. 2ª etapa (prático): Prova de instrumento. (O candidato deverá comparecer Ao Departamento de Artes para adquirir a partitura correspondente ao instrumento que irá executar na prova a partir do dia 02 de março de 2007, das 13:00h às 18:00 h).

 

NUTRIÇÃO

1. Introdução ao estudo da ciência da nutrição. 2. Conceitos gerais utilizados em nutrição. 3. Estudo dos Nutrientes: 3.1. Carboidratos: Conceito, classificação, fontes, funções biológicas Carboidratos simples e complexos; 3.2. Lipídeos: Conceito e classificação, fontes alimentares, funções biológicas.  Ácidos Graxos: Estrutura, propriedades e nomenclatura. Lipídios simples e complexos. 3.3. Proteínas: Conceito, classificação, fontes, funções, estrutura e  propriedades. 3.4. Vitaminas, Minerais, Água e Fibras alimentares: Conceito, propriedades, fontes, funções, e recomendações nutricionais. 4. Biodisponibilidade de nutrientes. 5. Estudo dos Alimentos: 5.1. Grupos de Alimentos: classificação, fontes, funções e valor nutricional; 5.2. Fatores determinantes da dieta: hábitos, tabus, crenças alimentares, e dietas regionais, influência da mídia na alimentação, modismo alimentar; 5.3. Tipos de Alimentação (convencional e alternativas alimentares) - Suas características, e seus efeitos no organismo. 6. Estudo de Energia: Definição, unidades de energia, fontes de energia, calorimetria, valor calórico do alimento. 7. Fases da Nutrição: alimentação, digestão, absorção e metabolismo. 8. Finalidades da Nutrição. 9. Leis fundamentais da Nutrição.

 

PEDAGOGIA – MAGISTÉRIO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

1. A diversidade étnica e cultural Mato-Grossense. 2. A educação como um serviço público e como uma atividade profissional. 3. O papel da mulher na educação escolar em Mato Grosso. 4. As concepções atuais da Psicologia da Educação na realidade educacional brasileira. 5. As principais teorias da Administração Educacional Brasileira. 6. As principais Pedagogias presentes na Educação Brasileira. 7. Os fundamentos teórico-metodológicos do ensino da linguagem: oralidade, leitura, escrita e análise lingüística. 8. Perspectivas epistemológicas e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem da matemática. 9. Os enfoques epistemológicos das ciências naturais e sua contextualização no campo educacional/social. 10. Enfoques epistemológicos e metodológicos das ciências sociais.

 

QUÍMICA - Bacharelado

1. Estequiometria. 2.Compostos de Coordenação. 3. Termodinâmica. 4. Cinética Química. 5. Equilíbrio Químico. 6. Estudo e Nomenclatura dos Compostos Orgânicos.  7. Ácidos e Bases Orgânicas. 8. Estereoquímica. 9. Aminoácidos e Proteínas.

 

SERVIÇO SOCIAL

Tema 1: Gênese e Institucionalização do Serviço Social. Tema 2: A Sociologia de Emile Durkheim. Tema 3: O modo de produção capitalista. Tema 4: O processo de Reconceituação do Serviço Social.

 

 

CAMPUS DE RONDONÓPOLIS

 

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

1. Química Geral e Orgânica: Tabela periódica, ligações químicas, funções químicas inorgânicas, equações químicas, estudo de soluções , funções orgânicas. 2. Biologia Celular: Padrões celulares, composição química da célula, morfofisiologia celular, ciclos celulares, fotossíntese  e respiração celular, regras de nomenclatura e categorias taxonômicas.

 

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

1. Princípios Contábeis. 2. Operações com mercadorias. 3. Regime de Caixa e Competência. 4. Demonstrações Contábeis.

GEOGRAFIA

1. Os métodos da Geografia. 2. Organização do Espaço. 3. A cartografia enquanto linguagem da Geografia. 4. Meio-Ambiente e Sociedade. 5. A Globalização e a nova Ordem Mundial.

 

INFORMÁTICA - Licenciatura

1. Introdução à Informática. 2. Lógica e Algoritmos.

 

MATEMÁTICA

1. Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares. 2. Funções: Elementares, Exponenciais, Logarítmicas e Trigonométricas. 3. Análise Combinatória. 4. Geometria Plana e Espacial. 5. Noções de Cálculo: Limites e Derivadas.

 

PEDAGOGIA

1. O papel dos fundamentos na formação do professor. 2. As finalidades sociais da educação. 3. Questões atuais na formação do professor.

 

PSICOLOGIA

1. Epistemologia e história da Psicologia; 2. Principais abordagens teórico-metodológicas em Psicologia. 3. Psicologia e desenvolvimento humano. 4. Teorias da subjetividade. 5. Psicopatologia geral.

 

ZOOTECNIA

1. Introdução à Zootecnia. 2. Anatomia dos Animais Domésticos. 3. Fisiologia dos Animais Domésticos. 4. Citologia. 5. Histologia Animal. 6. Bioquímica Geral. 7. Química Geral.

 

 

CAMPUS DO PONTAL DO ARAGUAIA

 

FARMÁCIA

1. Citologia. 2. Histologia. 3. Embriologia. 4. Anatomia. 5. Química Geral e Inorgânica.

 

INFORMÁTICA – Licenciatura

1. Lógica matemática e Elementos de Lógica Digital. 2. Introdução à Programação: 2.1. Introdução a ambientes computacionais; 2.2. Introdução à linguagem de programação: pascal e C. 3. Cálculo Diferencial: limite e derivada de uma função de uma variável.

 

LETRAS: HAB.  PORTUGUÊS E LITERATURA DA LÍNGUA PORTUGUESA

A prova dissertativa versará sobre tema relacionado à formação do professor, sobretudo, ao professor de Língua Portuguesa e de Literatura.

1. Produção de leitura: Leitura de textos de diferentes gêneros e tipos, de diferentes modalidades, variedades e registro de linguagem. 2. Análise de componentes textuais: Coesão e coerência.