UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação

Coordenação de Exames Vestibulares

 

PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO

Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática

 

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

(DOU de 21/09/2004 – Seção 3)

 

A Universidade Federal de Mato Grosso, pela Coordenação de Exames Vestibulares, torna público o presente Edital de abertura de inscrições para o Processo Seletivo Específico (PSE) para o Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática, com habilitação em Física ou em Química - Modular, para professores efetivos ou interinos que estão atuando na Rede Estadual de Mato Grosso do Ensino Médio ou do Ensino Fundamental de 5.a a 8.a série, na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, sem a devida habilitação, de acordo com a Resolução CONSEPE n.° 89, de 04 de outubro de 1999.

 

1. VALIDADE

Os resultados do Concurso de que trata este Edital serão válidos para o ingresso no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática com habilitação em Física ou em Química, com início da primeira etapa em janeiro de 2005.

 

2. CRONOGRAMA

Inscrições: 27 de setembro a 11 de outubro de 2004

Divulgação das Inscrições Indeferidas: a partir de 22 de outubro de 2004

Prazo para recursos das Inscrições Indeferidas: 25 a 27 de outubro de 2004

Divulgação dos locais de realização das provas: a partir de 03 de novembro de 2004

Realização das Provas: 14 de novembro de 2004

Publicação do Resultado: a partir de 30 de novembro de 2004

Matrícula: 17 de janeiro de 2005

 

3. CURSO, NÚMERO DE VAGAS E CAMPUS DE OFERTA DO CURSO

O Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática com habilitação em Física ou Química  oferecerá 200 (duzentas) vagas, sendo 100 (cem) para a região de Rondonópolis (50 para Física e 50 para Química), e 100 (cem) para a região de Barra do Garças (50 para Física e 50 para Química), conforme listado no item 3.1., a seguir:

 

3.1. Da composição das duas Regiões:

 

 

 

Região

Municípios

Campus de oferta do curso

Rondonópolis

Alto Araguaia, Alto Garças,  Alto Taquarí, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Pedra Preta, Poxoréo, Primavera do Leste, Rondonópolis, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.

CUR

Barra do Garças

Água Boa, Araguaiana, Araguainha, Aruanã, Barra do Garças, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, General Carneiro,  Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Santo Antonio do Leste e Torixoréo.

 

ICLMA

 

 

4 . INSCRIÇÃO

 

4.1. O processo de inscrição (recebimento, análise, deferimento e indeferimento de inscrições; publicação de inscrições indeferidas, recebimento e análise de recursos contra indeferimento de inscrição) é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso-SEDUC, observadas as normas e os critérios estabelecidos neste Edital.

 

4.2. Requisitos para inscrição

Poderão inscrever-se no Processo Seletivo Específico (PSE) de que trata este Edital somente professores efetivos e/ou interinos da Rede Estadual de Ensino, que estejam atuando no Ensino Médio ou no Ensino Fundamental de 5.a a 8.a série na área de Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias.

 

 

4.3. Documentos para inscrição

 

4.3.1. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar original de documento oficial de identidade e entregar:

a) Comprovante original de pagamento da taxa de inscrição;

b) Requerimento de Inscrição devidamente preenchido e assinado;

c) Comprovante dos requisitos estabelecidos no subitem 4.2 deste Edital, fornecido pela unidade onde trabalha.

 

4.3.1.1. São considerados documentos de identidade para fins deste processo seletivo: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Justiça, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelo Corpo de Bombeiro Militar; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc.), passaporte, certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministério Público, carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho.

 

4.3.2. No ato da inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, registrar em campo apropriado do Requerimento de Inscrição a habilitação pretendida e o município em que está atuando.

 

4.4. Taxa de inscrição

 

4.4.1. A taxa de inscrição, no valor de R$ 10,00 (dez reais), deverá ser recolhida por meio de depósito identificado junto ao Banco do Brasil, em favor da Conta Corrente n.° 170.500-8, Agência 4201-3, Código identificador 15404515262026-3.

 

4.4.2. Não haverá, em qualquer hipótese, devolução da taxa de inscrição.

 

4.5. Período e locais de inscrição

 

As inscrições deverão ser efetivadas no período de 27 de setembro a 11 de outubro de 2004, das 08:00 h às 11:00 h e das 14:00 h às17:00 h, nas assessorias pedagógicas dos municípios listados no item 3.1. deste edital.

 

 

4.6. Inscrição por terceiros

 

As inscrições poderão ser efetivadas por procuração. No ato da efetivação da inscrição, o procurador deverá identificar-se e entregar:

a) procuração simples, sem necessidade de reconhecimento de firma;

b) os documentos exigidos para inscrição no subitem 4.3 deste Edital.

 

4.7. Efetivação da inscrição

A inscrição somente estará efetivada após a entrega dos documentos relacionados no subitem 4.3 deste Edital.

 

4.8. Após o término das inscrições, as Assessorias Pedagógicas deverão encaminhá-las imediatamente à Superintendência de Desenvolvimento e Formação dos Profissionais da Educação da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. A Superintendência encaminhará à Coordenação de Exames Vestibulares, até dia 29 de outubro de 2004, relatórios e documentos de inscrição, separados em dois grupos: das inscrições deferidas e das inscrições indeferidas.

 

4.9. Nulidade ou indeferimento de inscrição

 

4.9.1. É nula ou indeferida a inscrição:

a) efetuada fora do período fixado;

b) paga com cheque devolvido por qualquer motivo;

c) cujo Requerimento de Inscrição esteja preenchido de forma incompleta, incorreta ou ilegível;

d) efetuada sem documento exigido neste Edital;

e) em desacordo com qualquer requisito deste Edital.

 

4.9.2. A partir de 22 de outubro de 2004, será divulgada a Listagem das Inscrições Nulas ou Indeferidas, nos locais onde foram realizadas as inscrições e, na Internet, no endereço www.cev.ufmt.br/vestibular . Cabe recurso contra nulidade ou indeferimento de inscrição. O recurso deverá ser entregue no local onde foi divulgado o indeferimento, no período de 25 a 27 de outubro de 2004.

 

5.  PROVAS

 

5.1.    O Processo Seletivo Específico (PSE), de que trata este Edital, constituir-se-á de duas provas: uma prova de Redação em Língua Portuguesa e uma prova com 20 (vinte) questões objetivas de múltipla escolha, cada uma com 5 (cinco) alternativas, versando sobre Ciências da Natureza e Matemática. A prova de questões objetivas será elaborada com base no conteúdo programático constante do Anexo I deste Edital.

5.2.    As provas terão duração de 4 (quatro) horas, das 08:00 h às 12:00 h, horário de Mato Grosso.

5.3.    As provas serão aplicadas nas cidades de Rondonópolis-MT e Barra do Garças-MT, no dia 14 de novembro de 2004. O candidato, no ato da inscrição, deverá marcar, em campo apropriado do Requerimento de Inscrição, a cidade onde realizará as provas.

5.4.    O candidato tomará conhecimento do local de realização das provas (estabelecimento e sala) a partir de 03 de novembro de 2004, na Coordenação de Exames Vestibulares - CEV, Av. Fernando Corrêa da Costa, s/n – Bloco do Antigo CCBS III, campus de Cuiabá, na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso – SEDUC, Rua B, Centro Político Administrativo – CPA – Cuiabá-MT e nas Assessorias Pedagógicas relacionadas no subitem 4.5 deste Edital.

5.5.    Impreterivelmente às 08:00h do dia 14 de novembro de 2004, os acessos aos locais das provas serão fechados, não sendo permitida, após essa hora, a entrada de qualquer candidato.

5.6.    O candidato deverá apresentar-se, obrigatoriamente, no dia das provas, às 07:00 h, munido de documento oficial de identificação e caneta esferográfica de tinta preta não porosa.

5.7.    Em hipótese alguma haverá, na via administrativa, vistas ou revisão de provas.

           

6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO/CLASSIFICAÇÃO/APROVAÇÃO

 

6.1. O Processo Seletivo Específico (PSE) para o Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática, com habilitação em Física ou Química, terá caráter eliminatório e classificatório.

 

6.2. Cada uma das provas será avaliada em escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.

 

6.3. O total de pontos de cada candidato, para fins de classificação final, corresponderá à média aritmética dos pontos por ele obtidos nas provas.

 

6.4. Na prova de Redação será avaliada a capacidade de redigir de forma clara, coesa e coerente. Deverá ser manuscrita de forma legível.

 

6.5. Os candidatos serão classificados por região e por habilitação, sendo 50% das vagas destinadas aos professores efetivos, observada a rigorosa ordem decrescente do total de pontos.

 

6.5.1. As vagas destinadas aos professores efetivos que não forem preenchidas serão destinadas aos demais classificados.

6.6. Será eliminado do Processo Seletivo Específico (PSE) de que trata este Edital o candidato que obtiver pontuação igual a 0 (zero) em qualquer uma das provas ou deixar de comparecer para realizá-las.

 

6.7. Ocorrendo empate na classificação final, terá preferência o candidato que obtiver maior pontuação na prova de questões objetivas. Persistindo o empate, terá preferência o professor efetivo. Persistindo, ainda, o empate, terá preferência o mais idoso.

 

6.8. A relação dos candidatos aprovados (classificados no limite de vagas) será divulgada a partir de 30 de novembro de 2004, na Coordenação de Exames Vestibulares - CEV, Av. Fernando Corrêa da Costa, s/n – Bloco do Antigo CCBS III, campus de Cuiabá,  nos campi de Rondonópolis e Médio Araguaia, na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso – SEDUC, Rua B, Centro Político Administrativo – CPA – Cuiabá-MT, nas Assessorias Pedagógicas relacionadas no subitem 4.5 desse Edital e na Internet, no endereço www.cev.ufmt.br/vestibular

 

7. MATRÍCULA

 

7.1. O Candidato aprovado deverá comparecer, para efetivação da matrícula, na Coordenação de Administração Escolar da UFMT, no campus universitário vinculado ao município (Rondonópolis e Barra do Garças) conforme vinculação estabelecida no subitem 3.1 deste Edital, de acordo com o seguinte cronograma:

 

Lista de Convocação

Divulgação

Data de Matrícula

1.ª

A partir de 30/11/2004

17/01/2005

2.ª

18/01/2005

21/01/2005

 

7.2. Para fins de matrícula, o candidato deverá apresentar-se à Coordenação de Administração Escolar – campus universitário referido no subitem anterior, observadas as datas definidas no subitem 7.1 deste Edital, no horário das 08:00 h às 11:00 h e das 14:00 h às 17:00 h, munido de documento de identificação pessoal, e entregar fotocópia autenticada em cartório dos seguintes documentos:

a)      Diploma ou Certificado de Conclusão de Ensino Médio registrado pelo órgão competente;

b)      Histórico Escolar de Ensino Médio ou Diploma ou certificado conclusão de curso superior registrado.

 

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

8.1. A organização e a realização do Processo Seletivo Específico (PSE) de que trata este Edital é de responsabilidade da Coordenação de Exames Vestibulares da UFMT, exceto o Processo de Inscrição, que é de responsabilidade da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso – SEDUC.

 

8.2. A inscrição do candidato implica na aceitação total e incondicional das normas constantes deste Edital.

 

8.3. Será eliminado do Processo Seletivo Específico (PSE) de que trata este Edital o candidato que:

a)      utilizar-se de expediente fraudulento de qualquer título, modo ou espécie;

b)      mesmo após a matrícula, seja comprovado o uso de documentos ou informações falsas na realização do referido processo.

 

 

8.4. Os candidatos aprovados para o curso referido neste Edital devem estar cientes de que terão aulas em regime intensivo durante os meses de janeiro, fevereiro e julho, inclusive aos sábados, na Universidade Federal de Mato Grosso, no Campus de Oferta do Curso constante no subitem 3.1. , sendo obrigatória a participação nos seminários que ocorrem entre os módulos.

 

8.5. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação de Exames Vestibulares – CEV.

 

 

Cuiabá -MT, 20 de setembro de 2004

 

 

 

 

Valéria Calmon Cerisara

Coordenadora de Exames Vestibulares

 

 

Visto:

 

Prof.ª Matilde Araki Crudo

Pró-Reitora de Ensino de Graduação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

ANEXO  I

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

MATEMÁTICA: 1. Conjuntos e conjuntos numéricos; 2. Noções elementares de matemática comercial e financeira; 3. Expressões algébricas e polinômios; 4. Equações algébricas; 5. Funções; 6. Trigonometria; 7. Geometria plana; 8. Geometria espacial.

 

FÍSICA: 1. Fundamentos da física; 2. Mecânica; 3. Quantidade de movimento linear e sua conservação; 4. Trabalho e energia cinética; 5. Energia e sua conservação; 6. Hidrostática: Os princípios de Pascal e Arquimedes; 7. Física térmica; 8. Óptica e ondas; 9. Eletricidade e magnetismo.

 

QUÍMICA: 1. Substâncias químicas: Ocorrência na natureza e processo de purificação; 2. Estrutura do átomo: Modelos de matéria; 3. Classificação periódica dos elementos químicos: A tabela periódica; 4. Ligações químicas; 5. Funções químicas principais; 6. Equilíbrios químicos; 7. Gases, líquidos e sólidos: Estudo geral; 8. Energia e reações químicas: Equações termoquímicas; 9. Óxido-redução; 10. Compostos químicos, fórmulas moleculares, estruturais e de Lewis; 11. Cadeias carbônicas; 12. Principais funções orgânicas; 13. Química do mundo em transformação.

 

BIOLOGIA: 1. Biologia celular: Componentes celulares e organização dos seres vivos; 2. Diversidade e reprodução dos seres vivos; 3. Genética e evolução; 4. Tópicos de ecologia; 5. Higiene e saneamento.